sábado, abril 30, 2011

GALO VOLTA A DESPACHAR O COELHO E ESTÁ NA FINAL

No dia em que completou 99 anos de história, o América-MG tinha que conquistar três gols de vantagem sobre o Atlético-MG para garantir uma vaga na finalíssima do Campeonato Mineiro. Para isso, o técnico Mauro Fernandes escalou uma equipe ofensiva e com algumas alterações em relação à primeira partida das semifinais. Porém, o que se viu na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, foi um domínio total do Galo, desde os primeiros minutos, o que culminou com a vitória de virada, por 2 a 1, que garantiu o alvinegro na final do estadual. Os gols do Atlético-MG foram marcados por Magno Alves e Serginho, enquanto Luciano fez o do Coelho.
O Galo tocou a bola com categoria, sem deixar o Coelho jogar. Com a vantagem de 3 a 1 conquistada na primeira partida, o time alvinegro esteve muito tranquilo e rodou a bola, esperando o tempo passar. Fillipe Soutto e Serginho, mais uma vez, foram os grandes destaques da partida. Mesmo após a expulsão de Richarlyson, que entrou no intervalo e recebeu o cartão vermelho aos 40 segundos do segundo tempo, o Galo foi melhor.
Agora, na próxima semana, o Atlético-MG enfrentará, muito provavelmente, o Cruzeiro, na primeira partida da final do Mineiro (a Raposa goleou o América TO por 8 a 1 no primeiro jogo da semifinal). A partida será no domingo, às 16h (de Brasília), novamente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. É praticamente certo que apenas a torcida do Galo (mandante do primeiro duelo) seja permitida de comparecer nas arquibancadas, já que essa decisão tem sido usual em clássicos mineiros. (Marco Antonio Astoni)

SANTOS PASSA PELO SÃO PAULO E VAI DISPUTAR A FINAL

O Santos é o primeiro finalista do Campeonato Paulista. Jogando com sua força máxima e contando com mais qualidade técnica do que o São Paulo, o Peixe soube suportar a pressão do Tricolor, que teve muita correria e pouca criatividade e, contando com uma ótima alteração de Muricy Ramalho no intervalo, venceu com justiça por 2 a 0, gols marcados por Elano e Ganso, no Morumbi.
Foi a sexta vitória alvinegra sobre o rival nos últimos sete jogos. O time da Baixada Santista agora espera o vencedor do duelo entre Corinthians e Palmeiras, que se enfrentam neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Já o Tricolor, que terá a Copa do Brasil pela frente, amarga a quinta eliminação consecutiva em uma semifinal de estadual. (Marcelo Prado)

GAYS PRESOS PODEM RECEBER VISITAS ÍNTIMAS NO RIO

A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos anunciou nesta sexta-feira a regulamentação da visita íntima para casais homossexuais em presídios fluminenses. A ação tem como base uma resolução da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, publicada no Diário Oficial de 28 de março, e faz parte do conjunto de iniciativas do programa Rio Sem Homofobia.
Uma cartilha será lançada em maio com informações para policiais e agentes penitenciários, além de seminários e encontros de capacitação, para orientar a recepção e abordagem dos detentos e de companheiros. A ideia é garantir que a aplicação da resolução seja eficaz.
Antes das visitas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais deverão entrar em contato com o Disque Cidadania LGBT (0800 0234567), para marcar uma entrevista no Centro de Referência LGBT. A partir deste encontro com assistentes sociais, psicólogos e advogados será emitido um ofício a ser enviado para a direção do presídio, para que a visita possa ser realizada.

CENSO 2010: AUMENTA NÚMERO DE NEGROS NO BRASIL


Pela primeira vez em Minas Gerais e no Brasil, o número de habitantes que se declararam brancos é menor do que a soma das outras raças. Atualmente, eles representam menos da metade da população. O Censo realizado em 2010 apontou que 45,4% dos mineiros são brancos, ante os 54,6% que compreendem as pessoas pardas, pretas, amarelas e indígenas. Em 2000, a população branca correspondia a 53,6% no Estado.
No país, a quantidade de brancos é de 47,7%, contra 53,7% há dez anos. Apesar do levantamento apontar queda, eles ainda são maioria se as raças forem analisadas individualmente. Os dados mostram ainda que todas as raças, com exceção dos brancos, tiveram aumento no percentual em relação ao estudo feito em 2000. Na edição anterior, 7,8% dos mineiros se declararam pretos. Agora, este número subiu para 9,2%. O maior aumento foi em relação à raça parda. Há dez anos, eles eram 37,6% da população, e agora cresceu para 44,3%.
Para a responsável pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte, Denise Pacheco, os dados são reflexos positivos dos processos de mobilização e conscientização da promoção da igualdade social em todo o país. Segundo ela, com o aumento do respeito pelas minorias e, consequentemente, a sua maior participação na sociedade, estas pessoas passaram a ter mais autoestima e, com isso, orgulho para se declarar negros e pardos.
“No caso dos pretos, o processo histórico mostra que eles estão ocupando espaço estratégico na sociedade. Aliado a isso, as políticas de inclusão e afirmativas contribuem para mostrar que os pretos ocupam papel importante e histórico na evolução do Brasil e do mundo e acaba-se com o estigma gerado pela cultura eurocêntrica”.
Sem se dizer surpresa com o resultado do Censo, a artesã Flávia Tatiana de Jesus, 34 anos, diz que as minorias resolveram assumir seu posto na sociedade e decidiram não se esconder por vergonha. “Acredito que muitas pessoas se diziam brancas por associar os negros a uma coisa negativa. Isso vem mudando com o tempo e hoje sabemos do nosso valor e da nossa importância”.
Mas a mudança apontada no estudo do IBGE também pode estar relacionada à falta de esclarecimentos sobre a definição das raças. É o caso da estudante Carolina Gonçalves de Oliveira, 17 anos. Filha de uma negra e de um pai branco, mesmo com a pele clara, ela considera ter a raça presente do lado materno. Antes de saber o resultado do Censo, a jovem acreditava que a quantidade de pessoas brancas era maior do que as de outras. “Acho que existe uma confusão em relação aos pardos e amarelos. Nós acabamos por classificá-los todos como branco. O novo resultado pode estar mostrando que as pessoas estão conseguindo distinguir melhor”, avalia. (Thiago Lemos)

ASSALTA BANCO E DISTRIBUI GRANA PARA PASSAGEIROS

Um homem de 27 anos roubou um banco em Tampa, no estado da Flórida (EUA), entrou em um ônibus e distribuiu o dinheiro roubado aos passageiros. O ladrão ganhou o apelido de Robin Hood.
Elmer McGuirt cometeu o assalto na última quinta-feira, às 16h30.
O jovem foi preso após a polícia entrar em contato com o motorista do ônibus. O condutor parou o veículo fingindo uma falha mecânica.

sexta-feira, abril 29, 2011

BANDIDO QUE MONITOROU ASSALTO É UM SEXAGENÁRIO

O empresário e administrador Luciano Drumond Linhares, do ramo de revenda de combustíveis, foi assassinato na tarde desta sexta-feira (29), em Montes Claros, em latrocínio que revoltou os moradores. O principal articulador, Orion Barbosa, de 67 anos, tinha se aproximado da vítima e tramou o golpe. Ele tinha ganhado a confiança da família ao fornecer os uniformes usados no Posto de Combustível. O crime ocorreu a 10 metros da agência do Banco do Brasil localizada na avenida Deputado Esteves Rodrigues. Três pessoas foram presas, pois a equipe de motos da Polícia Militar passava pelo local e ao ouvir os disparos, adotou as medidas que culminaram com as prisões.
O latrocínio ocorreu às 13h20, quando o empresário Luciano se aproximava da agência do Banco do Brasil, acompanhado da sua mãe, Lúcia Linhares, carregando o malote de depósito. Eles foram abordados por Deividson Aluizio, 23 anos, que estava na garupa de uma moto pilotada por Jefferson José dos Santos, 18 anos. Luciano resistiu ao assalto, se atracando com Deividson, juntamente com sua mãe. Na confusão, dois tiros atingiram a vítima nas proximidades do pescoço, com ele tendo morte instantânea.
Deividson e Jefferson fugiram na moto, sem levar o malote, mas para má sorte deles três motos da Polícia Militar, que estavam nas proximidades da Avenida Deputado Esteves Rodrigues, ao ouvir os disparos, imediatamente fizeram o cerco e conseguiram prender todos os envolvidos. Orion Barbosa, que cumpriu nove anos de cadeia em Ribeirão Preto, Casa da Detenção em São Paulo e Polinter do Rio de Janeiro, por estelionato, foi acusado de ter dado todo o serviço e monitorar o deslocamento do empresário para fazer os depósitos. Ele estava em carro nas proximidades para informar como tudo ocorria.
Na tarde desta sexta-feira, Deividson alegou para a imprensa que encontrou com Orion na Praça Pio XII, quando recebeu as informações sobre as ações de Luciano e como proceder para fazer o assalto. Por isto, contratou o mototaxista Jefferson José dos Santos por R$ 1 mil para ser feito o ataque. Porém, a reação do empresário o surpreendeu, quando acabou fazendo os disparos. Luciano tinha 40 anos. Na hora que a Polícia prendeu Orion e Deividson, muitas pessoas ameaçaram linchar os dois, obrigando a Polícia a retirá-los do local, para evitar maior problema.
O tenente Dailson Silva Freitas, que comandou a operação de prisão dos envolvidos, explica que estava procurando uma quarta pessoa, que emprestou a moto para Jefferson. Seria verificada sua participação. Os presos além de responder por latrocínio ainda ficarão respondendo por formação de quadrilha. (Girleno Alencar)

DONO DE POSTO REAGE A ASSALTO E É ASSASSINADO

Ao reagir a tentativa de assalto, foi assassinado por volta das 14h de hoje, sexta-feira, o proprietário do posto de combustíveis situado na Avenida Francisco Sá esquina com Dom João Pimenta, Luciano Linhares Machado. O crime aconteceu na agência do Banco do Brasil da Avenida Esteves Rodrigues, esquina com Rua Tiradentes, em Montes Claros, aonde Luciano fora sacar uma importância em dinheiro ainda não divulgada. Os bandidos abordaram a mãe de Luciano, momento em que este deu um empurrão neles.
Ao reagir à investida dos assaltantes contra sua mãe, ele foi morto à queima-roupa, com dois tiros, sendo que testemunhas falam na ação de quatro assaltantes, mas em perseguição imediata ao assassinato, a polícia militar prendeu dois deles.

MONTES CLAROS PODERÁ GANHAR FÁBRICA DA BMW

Ontem, quinta-feira, em pronunciamento em Belo horizonte o governador Antonio Anastasia anunciou que uma montadora de veículos BMW será instalada em Minas Gerais, e que Montes Claros oferece as melhores condições para receber a indústria. O município colocou à disposição uma área de 2 milhões de metros quadrados, para instalação da montadora.
Montes Claros já é a terceira maior empregadora de Minas Gerais. Apenas Belo Horizonte e Uberlândia possuem índice maior de empregos gerados. Há dois meses, o Indi - Instituto Nacional de Desenvolvimento Industrial solicitou à administração a doação de terreno para construção de uma empresa automobilística.
A prefeitura colocou a área à disposição, inclusive para empresas do tamanho e envergadura da BMW. “Se implantada em Montes Claros, a BMW contribuirá para geração de empregos, desenvolvimento e renda” afirmou o prefeito Tadeu Leite, confiante de que o município tem amplas condições de viabilizar o empreendimento, o que contribuiria para a geração de mais postos de trabalho e, consequentente, crescimento da economia local e regional e, ainda, da qualidade de vida em Montes Claros e Norte de Minas.
O prefeito também confirmou que a A&C Call Center irá proporcionar mais 500 empregos diretos em Montes Claros, a partir de maio. A empresa já emprega cerca de 1.000 pessoas, em sede que fica nas dependências do Montes Claros Shopping Center. (Secom)

CARROS TROMBAM COM BAÚ DE FÓSFOROS E PEGAM FOGO

O Sétimo Batalhão de Bombeiros (7°BBM) foi acionado ontem, qui ta-feira (28), por volta das 10h, para atendimento de ocorrência envolvendo três veículos de grande porte que colidiram na BR 135, km 494, próximo à cidade de Joaquim Felício.
As equipes dos bombeiros verificaram que se tratava de uma colisão frontal envolvendo um caminhão Baú, com placa de Aracaju/SE, carregado com caixas de fósforos, que trafegava no sentido Belo-Horizonte/Montes Claros, conduzido por Edmilson Bastos Moreira, e uma carreta Mercedes Bens que trafegava em sentido contrário, com placa de São Paulo, carregada com material plástico, conduzida por Adenilson de Souza, e tendo como passageiro o Edson Gomes da Silva. As três vítimas foram retiradas dos veículos por motoristas que trafegavam na via no momento do acidente e conduzidas à Santa Casa de Montes Claros.
 Com o impacto da colisão, também foram atingidos uma carreta Volvo da empresa Transnorte Cargas, com placa de Montes Claros, conduzida por Jailton da Silva Gonçalves, e um compressor móvel pertencente à empresa Paineira Engenharia, prestadora de serviços de reparos na rodovia. O motorista da Transnorte e os trabalhadores na rodovia não sofreram ferimentos.
Após o acidente, os veículos envolvidos entraram em combustão, impedindo o trânsito na referida rodovia. O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente, isolando o local e combatendo as chamas que consumiam os veículos. Após a extinção das chamas, a equipe dos bombeiros realizaram o rescaldo, a fim de evitar reignição, ou seja,  o surgimento de novas chamas no local. (Assessoria de Comunicação do 7º BBM)

ATÉ QUE ENFIM, KATE E WILLIAM SÃO MARIDO E MULHER

O dia de noiva de Kate Middleton começou cedo no dia de seu casamento, nesta sexta-feira (29). A plebeia escolhida pelo príncipe William deixou o luxuoso hotel no qual passara a noite, em Londres, às 10h51 (6h51, em Brasília). Quebrando a tradição, a futura Alteza Real seguiu de carro,  juntamente com o pai, até a abadia de Westminster, onde ocorre o casamento, já considerado a festa da década.
William chegou antes à igreja centenária, onde reis e rainhas são coroados há nove séculos. O rapaz já estava pronto para receber a futura mulher às 10h10 locais (6h10).
Após a troca das alianças, William e Kate seguem de carruagem para o Palácio de Buckingham, para um banquete. No caminho, passam por vários pontos turísticos de Londres, como o Big Ben (o relógio do Parlamento) e o parque Saint James.

PAIS DE KATE FAZEM FESTA PARALELA DE CASAMENTO

Os pais de Kate Middleton fazem nesta sexta-feira uma festa paralela aos eventos oficiais para comemorar o casamento da filha com o príncipe William.
Logo após acompanharem a filha na cerimônia do casamento, na abadia de Westiminster, na manhã desta sexta-feira, Michael e Carole Middleton seguirão para o luxuoso hotel Goring, também na capital britânica, para celebrar com amigos e familiares excluídos da lista oficial de convidados para o casamento.
A cerimônia na abadia de Westminster será acompanhada por 1.900 convidados, numa lista que inclui monarcas e mandatários estrangeiros, diplomatas, políticos e celebridades.
Logo após, haverá um almoço oferecido pela rainha Elizabeth 2ª para 600 convidados no palácio de Buckingham.
À noite, o príncipe Charles, pai do noivo, oferece um jantar com dança para um grupo mais reduzido, de 300 convidados. A rainha não participará do jantar.
A festa organizada pelos pais de Kate Middleton no hotel Goring, no bairro de Belgravia, deve ter início às 17h (13h de Brasília).
Segundo o jornal The Daily Telegraph, a família teria reservado todos os 71 quartos do hotel, onde Kate, os pais e os irmãos também passaram a noite antes do casamento.

quinta-feira, abril 28, 2011

POLÍCIA FECHA LOCADORA DE MULHERES NA PARAÍBA

A Polícia Civil da Paraíba investiga uma comerciante que abriu um estabelecimento chamado "Locadora de Mulheres", na cidade de Cajazeiras (PB), que fica a cerca de 500 quilômetros de João Pessoa. Ela é suspeita de praticar o crime de rufianismo, que é a exploração de terceiros para a prostituição.
O inquérito policial foi instaurado pela delegada Cristiane Batista, atendendo a pedido do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT),
Eduardo Varandas Araruna. "Recebi a documentação na quarta-feira (20), antes do feriado e já fiz a Portaria no mesmo dia para iniciar a investigação. Fizemos algumas diligências, mas ainda não ouvimos as testemunhas". A delegada tem 30 dias para concluir a investigação.
Segundo a polícia, a comerciante seria dona de um bar chamado "Brega e Chik", que funcionou no mesmo local onde foi aberta a "Locadora de Mulheres". A natureza dos dois estabelecimentos era a mesma, de acordo com Gilson de Jesus Teles, delegado regional de Cajazeiras. "Ela disponibilizava uma espécie de cardápio de mulheres, com cerca de cinco mulheres. O bar não tinha quartos, então, quem ficasse interessado por elas, entraria em contato com a comerciante e ela faria a intermediação do encontro. O cliente iria com a garota para um motel na região."
De acordo com o delegado geral de polícia da Paraíba, Pedro Severiano, a "Locadora de Mulheres" teria sido inaugurada em 25 de março e fechada no dia seguinte após comoção provocada pelos moradores da região. "Isso tem de ser investigado. A prática de rufianismo é até comum e existe em todos os lugares, mas essa mulher precisa ser investigada." (Glauco Araújo)

ENCONTRADA MORTA FILHA DE VINICIUS DE MORAES

Fachada do prédio onde Luciana foi achada morta
nesta manhã
Morreu na manhã desta quinta-feira (28), na Zona Sul do Rio, Luciana de Moraes, de 55 anos, uma das filhas do compositor e poeta Vinicius de Moraes, segundo informações da Polícia Militar.
De acordo com o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Frederico Caldas, o corpo foi encontrado, por volta das 7h30, na calçada em frente ao prédio onde ela morava, na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon.
Segundo informações da PM, Luciana teria cortado os pulsos e se jogado pela janela. Peritos estão no local para investigar a causa da morte.

MULHER ACHA DIAMANTE DE 8,66 QUILATES NO PARQUE

A americana Beth Gilbertson encontrou um diamante de 8,66 quilates na terça-feira (26) enquanto visitava o Parque Estadual de Murfreesboro, no estado do Arkansas (EUA). A mulher achou o pedra preciosa na Cratera de Diamantes do parque, que é a única mina de diamante pública em que os visitantes podem entrar e ficar com qualquer pedra que encontrarem.

KATE E WILLIAM PARTICIPAM DE ENSAIO GERAL DO CASÓRIO


O príncipe William e Kate Middleton participaram nesta quarta-feira (27) à noite de um ensaio geral para seu casamento, em meio a quase mil militares que faziam, desde o amanhecer, o percurso do cortejo, com a intenção de não deixar passar nada de errado.
Dois dias antes de dizer "sim", o príncipe e sua noiva estavam acompanhados na Abadia de Westminster pelos pais de Kate, Michael e Carole, e o príncipe Harry, irmão caçula de William e padrinho de casamento, anunciou a assessoria dos príncipes.
A irmã de Kate, Pippa, que será a madrinha, também estava presente. Os Middleton foram vistos na tarde desta quarta-feira saindo de sua casa no sul da Inglaterra para ir ao luxuoso hotel Goring, de Londres, onde Kate vai passar a última noite como solteira, com parentes e amigos.
Os canais de televisão britânicos mostravam sem parar imagens de carros com vidros fumê lotando a praça da famosa abadia, sob o olhar de centenas de curiosos espremidos atrás de cordões de segurança cercando o prédio.
Os serviços reais não forneceram mais detalhes sobre o desenrolar deste "grande ensaio". O casal já participou de várias encenações do grande dia, mas nunca na igreja milenar, onde foi coroado William, o Conquistador, em 1066.
Nesta quarta-feira à noite, o casal pôde conhecer a decoração especial da abadia para o casamento: árvores de seis metros de altura, obras-primas dos arranjos florais, foram alinhadas ao longo da alameda por onde os futuros maridos irão passar. Elas foram pintadas para ficarem harmonizadas com a cor das antigas pedras da igreja.
O ensaio de grandes proporções teve como principal objetivo familiarizar os participantes com suas posições no dia da cerimônia, entre os 1.900 convidados.
No exterior do prédio, cerca de 30 fãs já montaram suas barracas, a fim de serem os primeiros a ver os recém-casados passarem, e, sobretudo, admirar o vestido de Kate, que virou um verdadeiro segredo de Estado.
Nesta quarta-feira pela manhã, um outro grande ensaio reuniu quase mil militares uniformizados. Eles foram encarregados de revisar nos mínimos detalhes a passagem do cortejo previsto para o casamento.
Pouco antes, 4 horas GMT (1 hora, horário de Brasília), oficiais da Marinha e da Força Aérea Real, em uniformes de gala, encontravam-se no trajeto que será percorrido pelo casal entre a Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham, e o ao longo do qual vão formar uma guarda de honra.
A fim de verificar tudo, o ensaio do cortejo real reuniu ainda a suntuosa carruagem que levará os recém-casados, bem como os outros quatro veículos que vão transportar o restante da família real, além de uma escolta de 160 cavaleiros.