sábado, março 15, 2008

EDITORIAL - DOIS CANDIDATOS E UM FUTURO

O encontro que se realiza neste domingo, no centro de convenções do Sesc, é de suma importância para o futuro político-administrativo de Montes Claros. Essa reunião apresenta-se, sobretudo, como a primeira oportunidade que se vislumbra no horizonte para que as lideranças da sexta maior cidade de Minas Gerais (quinta antes da atual administração) reflitam sobre a necessidade do resgate do progresso perdido no rastro de um governo canhestro, incompetente, indolente, irresponsável até, que se notabiliza pelo imobilismo, pela sensaboria.
As lideranças que se unem neste final de semana em torno do DEM, do PSDB, do PR, do PSDC e de outras agremiações partidárias têm, portanto e a despeito de, um momento especialíssimo para retomar as rédeas da verdadeira política montes-clarense, reiniciando o processo de conquistas populares, do múnus administrativo, do exercício da cidadania e da justiça social.
Espera-se, ademais, que uma luz que a tudo acode recaia sobre a cabeça desses cidadãos para que, seja qual for a candidatura resultante desse conclave, haja consenso pela união de forças, pela junção de propósitos, pois é desse esforço conjunto que Montes Claros vê surgir uma proposta que, seja qual for a escolha, reúna experiência e competência, empreendedorismo e juventude, renovação e poder de persuasão, prestígio junto a todas as esferas políticas e, simultaneamente, respaldo popular para levar avante a difícil tarefa de reparar os males causados a esta cidade e esta gente por um administrador tão nefasto quanto atrapalhado.
É esta plêiade de homens bem intencionados que firma nesta quaresma o propósito de, nos próximos meses, caminhar junto com a população montes-clarense em torno da candidatura de Jairo Ataíde ou de Ruy Muniz para prefeito da cidade que precisa voltar a crescer.
E não apenas deixar passar a procissão...

quinta-feira, março 13, 2008

CAFETINHA BRASILEIRA ENTREGOU GOVERNADOR AMERICANO NO ESCÂNDALO DA RENÚNCIA

Uma cafetina brasileira ajudou os investigadores norte-americanos no caso que levou à renúncia do governador de Nova York, Eliot Spitzer, afirma em sua edição desta quinta-feira (13) o jornal "New York Post".

A cafetina brasileira Andreia Schwartz na capa de uma edição antiga do jornal 'New York Post'
Andreia Schwartz, que já havia sido detida pelas autoridades dos Estados Unidos por cafetinagem, foi a "fonte confidencial" dos investigadores que apuravam a rede de prostituição na qual Spitzer, casado e pai de três filhos, esteve envolvido -ele foi cliente de ao menos uma das garotas.
Segundo o jornal nova-iorquino, Andreia teria sido deportada para o Brasil nesta quarta-feira -mesmo dia em que Spitzer renunciou, pressionado por políticos de seu partido, o democrata.
Antes de se tornar cafetina, Andreia teria trabalhado no Emperors Club VIP -a casa de prostituição com a qual o governador de Nova York tinha relações. Depois, ela montou seu próprio bordel. Segundo o jornal, ela tinha entre seus clientes pessoas famosas.
Ela foi presa em 2006. No seu julgamento, a brasileira admitiu ser culpada das acusações de prostituição e de posse de drogas. Aceitou as acusações da corte e recebeu imunidade dos procuradores federais norte-americanos.
Diz a reportagem do "New York Post" que Andreia foi sentenciada no dia 4 de fevereiro deste ano, mas permaneceu na cidade "misteriosamente" por mais de um mês -e só deixou a cidade no dia em que Spitzer renunciou.

Ashley Alexandra Dupré, a garota de programa que levou o governador de NY a renunciar
Os procuradores federais que acompanharam a investigação no Emperors Club VIP disseram que haviam ouvido em 2006 falar de uma mulher que estava ajudando a apurar o caso.
"Essa mulher era Schwartz -e ela se tornou uma 'fonte confidencial'", diz a fonte (cuja identidade não foi revelada) do jornal "New York Post".
Essa fonte do diário diz que Andreia teria providenciado documentos que ligaram o governador de Nova York à rede de prostituição. Entre os documentos estariam cheques pagos ao bordel.
O jornal nova-iorquino questionou o advogado de Andreia, Anthony Lombardino, sobre a relação da brasileira com o caso Spitzer. Ele disse "não ter a resposta".
Dois dias depois de ter seu nome envolvido num escândalo sexual, o governador de Nova York, Eliot Spitzer, anunciou sua renúncia nesta quarta-feira (12). Ele vai deixar o cargo na próxima segunda-feira.

A VOLTA TRIUNFAL DAS LOURAS PODEROSAS






ATLETA ATINGIDO POR RAIO SE SALVA POR MILAGRE

A partida entre Novo Horizonte e Atlético-GO, no Estádio Durval Franco, válida pela 12ª rodada do campeonato goiano, foi interrompida na tarde desta quarta-feira após o zagueiro Gilvan, do time da casa, desmaiar por ter recebido uma suposta descarga elétrica durante a forte chuva que caía sobre a cidade. O jogador foi atendido ainda no gramado, deixou o campo inconsciente, mas chegou acordado ao hospital da cidade de Novo Horizonte. Além dele, o lateral Digão também caiu, mas se recuperou rapidamente.
O zagueiro foi transferido, posteriormente, para uma clínica particular, onde foram realizados exames cardiológicos. De acordo com o cardiologista José Roberto Marot, foi constatada uma discreta alteração no eletrocardiograma do atleta. Gilvan relatou ter sentido as pernas pesadas após ser atingido pelo raio, além de perder a visão logo antes de cair no gramado. Para o jogador, estar vivo é quase um milagre. Ainda assim, o atleta, que foi liberado da clínica às 20h30m, terá condições de participar da continuação do jogo.
- Estou aliviado por estar com vida. Pelo que o médico falou, devo a Deus ainda estar com vida - disse Gilvan à Globonews, bastante emocionado. O árbitro Kléber Elias interrompeu a partida aos 18 minutos da segunda etapa, quando o jogo estava empatado por 2 a 2. Além do incidente com Gilvan, a chuva também prejudicou bastante o estado do gramado, que não tem boa drenagem, e atrapalhou a iluminação, já que o local também não conta com refletores.

PRESO QUANDO DESMONTAVA CARRO ROUBADO A MACHADADAS

Um comerciante de 53 anos foi detido por policiais civis do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). Ele foi flagrado desmontando a machadadas um Corsa furtado. A prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (12) no Jardim Santa Rita, em Itapevi, na Grande São Paulo. A equipe apurava informações sobre um desmanche clandestino. Os policiais descobriram que o desmonte era realizado em um galpão localizado na Rodovia Engenheiro René Benedito Silva. A polícia constatou que o Corsa apresentava queixa de furto em 25 de fevereiro em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo o delegado Renato Marcos Porto, o comerciante apresentava passagem por receptação. No detalhe da imagem, ferramenta utilizada para cortar o carro.

quarta-feira, março 12, 2008

PREFEITURA ESTÁ UMA VERDADEIRA IMUNDÍCIE, DIZ VEREADORA

Por Eduardo Brasil

A vereadora Fátima Pereira – PSDB voltou a cobrar do executivo de Montes Claros alguma sinalização sobre as negociações alusivas à data-base dos servidores municipais. Segundo ela, o prazo terá início no mês que vem e até agora o prefeito não se manifestou sobre o assunto.
A parlamentar acrescenta que a data-base não se resume apenas na questão salarial, que exige um reajuste compatível com a defasagem acumulada nos últimos anos. A questão das condições de trabalho também deve ser debatida, com antecedência e com muita seriedade, face à situação enfrentada por alguns servidores em ambientes que ela considera nocivos, degradados e que levam risco à saúde.
- Estive em um deles e fiquei abismada com as condições de trabalho que a atual administração dispensa aos servidores. É uma imundície – diz.
Fátima Pereira acrescenta que tomou conhecimento dessa situação ao se dirigir ao departamento de arquivos da prefeitura, nesta semana, onde flagrou verdadeiros absurdos que registrou em fotos.
- São fotos que revelam um ambiente perigoso, altamente prejudicial à saúde. O mais revoltante é que a prefeitura finge ignorar essa situação e não toma nenhuma providência para oferecer um local limpo, onde as pessoas possam trabalhar com dignidade, inclusive.
Para Fátima Pereira, o local mais pareceria um ambiente buscado do cenário medieval, fica escondido no prédio da prefeitura, é apertado, mal cabendo os servidores que nele trabalham, e não possui nenhum tipo de ventilação.
- Nele não existem janelas e o ar é totalmente viciado. Não sei como os servidores suportam trabalhar ali, por horas seguidas, todos os dias, sem apanharem uma doença.

QUENIANOS AINDA LUTAM COM ARCO E FECHA


A agência de notícias France Press divulgou nesta quarta-feira (12) imagens de uma batalha tribal que ocorreu no Quênia, em 1º de março deste ano.
As fotos mostram a tribo Massai se preparando para uma luta com arcos e flechas no vale Olmelil, no distrito de Transmara, oeste do país.
De acordo com a agência, os Massai, os Kalenjin e os Kisii brigaram por disputa de terras durante os conflitos desencadeados após as eleições de 27 de dezembro de 2007.
Cerca de 20 deles já morreram nos últimos meses devido às lutas tribais.

UM PESADELO CHAMADO CANALIZAÇÃO DO CINTRA

Por Samuel Nunes

A reportagem de esteve nos bairros Vila Ipiranga e Lourdes. A reclamação dos moradores está relacionada quanto a canalização do córrego do Cintra, que até o momento não saiu do papel, principalmente no trecho próximo ao supermercado Villefort.
Mato, muriçoca, lixo, entulho e mau-cheiro, é essa a realidade de moradores próximos às margens do córrego, algo confirmado por José Maria Ferreira Batista, que reside no Bairro de Lourdes.
O morador salienta ser preciso medidas práticas para amenizar a situação destas comunidades, pois, já são mais de 30 anos de espera. – Espero que um dia o nosso sonho, que é a canalização do córrego do Cintra, possa ser realizado.
A reportagem acompanhou por quase 1 hora moradores andando em meio a mato, lixo e entulho, o que é considerado por eles um absurdo. Temos dificuldades em transitar pelo local, Assim Não Dá! Eles reivindicam pelo menos a limpeza periódica do canal. (Fotos Wilson Xu Medeiros)

ENCONTRADOS ESQUELETOS DOS MAIS ANTIGOS JUMENTOS DA HISTÓRIA

Pesquisadores dinamarqueses, alemães e americanos desenterraram os esqueletos dos mais antigos jumentos domésticos - bichos que viveram em Abidos, no Médio Egito, há cerca de 5.000 anos. Em estudo publicado na revista científica "PNAS", eles relatam que os eqüinos ainda se parecem muito com seus primos selvagens da Etiópia e da Núbia (atual Sudão), mas já apresentam lesões em seus ossos e cartilagens que indicam uma vida inteira carregando peso, tal como os jumentos modernos. Mesmo assim, os animais eram honrados pelos antigos egípcios: foram enterrados no cemitério do faraó, em túmulos só para eles.

PÓ DE COBRA É REMÉDIO NO JAPÃO

Uma vendedora exibe uma serpente recheada e pó de cobra na Exposição Internacional de Bebida e Comida em Chiba, no Japão. Apesar de causar receio por ser proveniente de um animal venenoso, pó de cobra é usado para fins medicinais.

terça-feira, março 11, 2008

ESTUDO MOSTRA QUE AMOR TEM PRAZO DE VALIDADE: QUATRO ANOS

Por Lucía Díaz /Agência EFE

As pesquisas e os psicólogos dizem que a grande crise de um casal surge sempre aos sete anos... se o relacionamento durar tanto tempo, é claro. No entanto, nem todos estão de acordo com esta afirmação. Um estudo recente restringe o amor a quatro anos. Se o amor é alimento para a alma, lembre-se de que, como os iogurtes, também tem prazo de validade.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado em dados do registro civil, no período compreendido entre 2002 e 2005 o número de casamentos no Brasil cresceu quase 17%, de 715.166 para 835.846.
Apesar disso, esta tendência parece estar cada vez mais rareando no mundo, pelo menos nos países desenvolvidos. Um estudo elaborado pelo Instituto italiano de Estatística (Istat) revelou que os italianos se casam cada vez menos.
Isso tem explicação, segundo especialistas da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) que analisaram as implicações neurológicas do amor, este sentimento que dura no máximo quatro anos e se caracteriza por ser um "estado de atordoamento temporário".
No Brasil, enquanto o número de casamentos aumenta, o de divórcios segue o mesmo fluxo. Dados do registro civil coletados pelo IBGE indicam que entre 2002 e 2005 as separações judiciais aumentaram 2,8%, de 99.693 para 102.503 ao ano. O pico deu-se em 2003, quando 103.452 casais se divorciaram, frente a apenas 748.981 novas uniões.
A mesma tendência fica evidente na Espanha, principalmente em relação ao "divórcio expresso", um mecanismo que os casais espanhóis com até dois de casamento podem recorrer para pôr um ponto final na relação em tempo recorde. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhol sobre anulações, separações e divórcios, em 2006 houve um total de 145.919 dissoluções matrimoniais, 6,5 vezes a mais que no ano anterior.
Não confunda amor com atração sexualO amor deve ser diferenciado de apego e atração sexual, pois estar apaixonado ativa substâncias químicas no cérebro que ocupam todos os neurônios e não se consegue mais pensar no ser amado, afirmou em comunicado Georgina Montemayor Flores, da Faculdade de Medicina da Unam.
A especialista, que dirige um grupo de pesquisa sobre o tema, explicou que quando um indivíduo se apaixona, "são acionadas as zonas que controlam as emoções, como o tálamo, a amígdala, o hipotálamo, o hipocampo, o giro cingulado e as partes do sistema límbico".
Este estado físico químico também termina, disse Montemayor. "Costuma durar um máximo de quatro anos ou até que apareça outra pessoa que desperta essa paixão romântica, e só persiste o apego ou a companhia para uma pessoa", afirmou.
É amor ou obsessão?À medida em que alguém pensa recorrentemente na mesma pessoa, a condição psicológica do apaixonado pode ser comparada "a um estado obsessivo-compulsivo", sustentou.
Por isso, Montemayor ressalta que "só se pode estar apaixonado por uma pessoa ao mesmo tempo", caso contrário do apego ou do desejo sexual.No início, o amor origina uma obsessão de tais dimensões "que as pessoas deixam de ser produtivas (...); de fato, as grandes obras de arte nunca foram criadas quando os autores estavam apaixonados, mas depois, no processo do desamor".A especialista afirmou que as pessoas entram e saem desse estado de paixão porque o cérebro não poderia resistir a tanto desgaste se fosse mantido assim constantemente.
Coquetel de hormônios"O espantoso é que o encéfalo se acostuma com as substâncias liberadas, pelo que, em seu caso, está à espera de que outra pessoa inicie este processo", ressaltou. "Embora isso não tenha sustento moral, acontece com todos os seres humanos", apontou.
No entanto, advertiu de que o amor romântico "é tão forte como o impulso de ingerir alimentos ou ter sede, pode ser controlado nas primeiras fases, mas, uma vez ativado, é impossível detê-lo imediatamente, embora seja temporário".
Por outro lado, se desapaixonar por uma pessoa, segundo a pesquisadora mexicana, acontece porque o cérebro aumenta os níveis de oxitocina, o chamado hormônio do apego, "incompatível com a paixão romântica, que se transforma no carinho familiar", disse. Para a especialista, "o amor tem um preço. Perde-se a liberdade e também torna-se dependente de outra pessoa e, por isso, deve-se lembrar que o desamor liberta".