sábado, fevereiro 23, 2008

GALO PENA, MAS GANHA DO UBERABA

O Atlético Mineiro sofreu muito neste sábado, contra o Uberaba, mas fez o suficiente para sair com uma importante vitória por 1 a 0. O gol foi marcado pelo volante Rafael Miranda em um jogo marcado por quatro expulsões, duas de cada lado, e muitos cartões amarelos.
O resultado leva o Galo aos nove pontos no Mineiro, mesmo número do Cruzeiro, que ainda joga neste domingo. O Uberaba, por sua vez, continua na lanterna, com apenas dois pontos ganhos em cinco partidas. Caso não consiga uma recuperação urgentemente, o time tem sérias possibilidades de rebaixamento.

O zagueiro Marcos, expulso no segundo tempo, está suspenso para a próxima partida do Galo, contra o Ituiutaba, domingo, às 16h, no Mineirão. No mesmo dia, o Uberaba enfrenta o Ipatinga, às 18h15m, no Ipatingão.

OSCAR CHEGA AOS 80 ANOS DIVIDIDO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

Há 80 anos, em maio de 1929, no salão principal do Hotel Roosevelt, em uma grande festa glamurosa, surgia a entrega do primeiro Oscar. Desde então, o prêmio se transformou no mais importante do cinema.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas parece estar dividida entre a razão e o coração. Ao menos é essa a impressão de diversos “oscarólogos”, experts que arriscam previsões sobre os vencedores do prêmio mais cobiçado de Hollywood.
Segundo o oráculo dos “oscarólogos”, “Onde os fracos não têm vez” é o candidato mais forte ao prêmio de melhor filme, mas para ganhar, o longa-metragem dos irmãos Coen vai depender de a Academia ter votado com a razão. Pois, se o coração falar mais alto, “Juno” ou “Desejo e reparação” podem abocanhar a estatueta. “Sangue negro” e “Conduta de risco” também estão na disputa.
A entrega do 80º Oscar acontece neste domingo (24), e Rede Globo exibe a festa, com comentários de José Wilker, a partir das 23h15, com flashes durante o Fantástico. “Esse ano é muito especial, porque os cinco concorrentes são muito bons”, diz Wilker em entrevista ao Bom Dia Brasil.

COZINHEIROS ITALIANOS CONSTROEM FERRARI COM DUAS TONELADAS DE CHOCOLATE

Chefes de cozinha trabalharam dois meses no carro. Obra-prima consumiu cerca de dois mil quilos de chocolate.

Chefes italianos do Club Pasticcieri Italiani trabalham em um carro de Fórmula 1 feito com cerca de 2 mil quilos de chocolate, em Nápolis, na região sul do país. Obra-prima, inspirada na Ferrari, foi feita por 21 chefes e levou dois meses para ser confeccionada.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

CRUZEIRO EMPATA NA ARGENTINA E SE ISOLA NA LIDERANÇA


Marcelo Moreno avança com a bola após passar por marcador argentino

O Cruzeiro mostrou muita vontade e conseguiu se manter invícto na Taça Libertadores da América de 2008. A equipe mineira empatou com o tradicional San Lorenzo em 0 a 0, na noite desta quinta feira, em Buenos Aires e permaneceu na liderança do Grupo 1, agora com quatro pontos e espera o confronto entre Caracas e Real Potosi para confirmar a colocação. A Raposa já havia vencido o Real Potosí por 3 a 0, no último dia 13, no estádio do Mineirão.O próximo confronto pela competição será contra o Caracas, da Venezuela, no dia 4 de abril, em Belo Horizonte.

SAN LORENZO 0 x 0 CRUZEIRO
Orión
González
Aguirre
Bottinelli
Placente
Hirsig (Torres)
Acevedo
Bilos (Ortiz)
D'Alessandro
Bergessio (Romeo)
Silvera
T: Ramón Díaz
Fábio
Marquinhos Paraná
Leo Fortunato
Espinoza
Jadilson
Fabrício
Ramires
Charles
Wagner (Fernandinho)
Guilherme (Marcinho)
Marcelo Moreno (Marcel)
T: Adilson Batista


quinta-feira, fevereiro 21, 2008

JUIZ INVERTE DENÚNCIAS E AMEAÇA PUNIR MENORES QUE ESTARIAM SENDO ESPANCADOS

O juiz Isaías e a promotora Valmira: os meninos estão muito bem tratados...


...e o ferimento provocado na perna de um menor por uma bala de borracha

Contrariando denúncias de maus tratos feitas por parentes e integrante do Conselho tutelar, e denunciadas com exclusividade pela Resenha do Rê, o juiz Isaías Caldeira Veloso diz que os menores do Centro de internação estão muito bem e que não há indícios de espancamento. Mais ainda: ele ameaça punir os menores que, revoltados pelas constantes agressões, partiram para o revide, promovendo uma rebelião no chamado Cesensa.
Para isso, conta com o apoio da promotora Valmira Alves Maia, que também visitou o local, onde os menores foram colocados numa sala de aula, todos bem arrumados, mas impedidos de falar com a imprensa.
Em mais uma evidência de que juiz e promotora estão equivocados em relação às denúncias, o tio de um dos internos procurou a reportagem na manhã de ontem para dizer que, na visita rotineira de quarta-feira, constatou vários sinais do espancamento coletivo. Seu sobrinho, inclusive, apresentava a marca do solado de uma bota nas costas:
- A situação lá está feia, mas não posso denunciar, senão vão bater nele ainda mais – diz o tio.
Ressalte-se que a visita da imprensa ao Cesensa estava marcada para a tarde da mesma quarta-feira liberada para os parentes dos menores, mas foi adiada para ontem pelo juiz Isaías. O que impediu, inclusive, entrevistas com internos e denunciantes.

E O MUNDO LEVANTOU A CABEÇA PARA VER UM ESPETÁCULO DE LUZES E SOMBRAS

Os brasileiros (e o mundo) tiveram a oportunidade na noite desta quarta para quinta-feira de observar o primeiro eclipse lunar do ano. Às 3h17, a Lua terminou sua travessia pela sombra projetada pela Terra e voltou a brilhar com toda a intensidade, marcando o fim do evento celeste. O ápice do fenômeno aconteceu entre 0h01 e 0h51, quando o satélite natural ganhou uma cor avermelhada - fruto dos raios luminosos do Sol que passam de raspão pela atmosfera terrestre, são desviados e conseguem iluminar suavemente a superfície lunar.
Embora o término "oficial" tenha sido às 3h17, o evento deixou de ser notado nos céus a partir das 2h09, quando a parte mais intensa da sombra projetada pela Terra (chamada de umbra) deixou de atingir a Lua.
O evento pôde ser observado de todo o território nacional -- ou, pelo menos, nas regiões em que as nuvens não atrapalharam.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

JUIZ MANDA APURAR DENÚNCIAS DE TORTURA PUBLICADAS PELA RESENHA DO RÊ

Com base em denúncias publicadas pela coluna Resenha do Rê (veja arquivo), o juiz da Vara de execuções penais e presidente do tribunal do júri, Isaías Caldeira Veloso (foto), determinou a realização de uma inspeção no Centro de internação do menor de Montes Claros. Representantes do Conselho tutelar, da Pastoral da criança, do Conselho municipal da criança e do adolescente, deste jornal e de outros veículos de comunicação vão verificar, a partir das 14h30 desta quinta-feira, se procedem as queixas de tortura, agressões físicas e psicológicas que estariam sendo cometidas contra os internos por parte dos 120 agentes do Cesensa - Centro sócio-educacional Nossa Senhora Aparecida.


Cerca de 80 menores que se encontram recolhidos no Cesensa estariam sendo espancados por agentes penitenciários, motivo que os levou a se rebelarem na semana passada, quando houve inclusive interferência do pelotão de choque do 10º Batalhão de polícia militar. As denúncias e a preocupação dos familiares dos menores, publicadas na edição de terça-feira de O NORTE e aqui n'A APROVÍNCIA, levaram o juiz da Vara de execuções penais e presidente do tribunal do júri, Isaías Caldeira Veloso, a anunciar a abertura de sindicância e investigações para apurar os fatos.
O juiz afirma que nenhuma irregularidade, quanto no que diz respeito a abuso de força por agentes penitenciários quanto de danos ao patrimônio por parte dos menores, será aceitada:
- Determinamos que sejam investigadas todas as denúncias em caráter de urgência, pois, nunca aceitei e jamais aceitarei quaisquer irregularidades, tanto no que diz respeito ao abuso e agressão por parte dos agentes, quanto à depredação de patrimônio por parte dos menores. Todas as denúncias e indícios serão apurados e, inclusive, já acionei o ministério público para que também investigue o caso, dentro das suas competências. Também cobraremos da direção do Centro uma posição sobre essas denúncias. Queremos saber o que realmente está acontecendo e, através disto, caso existam irregularidades, que os responsáveis sejam punidos.

RESENHA DO RÊ

Direto dos Estados Unidos, via Adriana Queiroz, a foto da família Silva em Flors: Vera, Sueli, Reinaura, Reginalva e dona Laura

Rumo a Alagoas e outras praias do Nordeste, assim que se vacinar contra a febre amarela, Tatiana 2 S Rios e seu brilhante sorriso

APENAS INSINUAÇÕES
Você conhece aquele rapaz que desarticulou todos os grupos políticos que tentou aglutinar? Que afundou pelo menos duas fundações? Que virou manchete policial por malversar verbas de instituição pública? Que levou um tapa na cara por mijar fora do pinico? Que roubou um projeto institucional de salvação do rio da integração nacional? Que nunca concluiu esse nem qualquer outro projeto comercial, cultural ou associativista de que se tenha apoderado? Que nunca foi eleito e, portanto, é o político que quer ser sem nunca ter sido? Conhece? Pois é.
Eu também conheço.

MEIA PALAVRA...
Meus leitores são assim. Inteligentes demais! Eu nem preciso identificar esse ou aquele aloprado para eles matarem a charada na hora! Como já sei disso, uso e abuso do anonimato de outrem, embora dispondo – cara, é verdade - da assessoria jurídica de Wilson Sabiá e Eron Boca no Trombone.
Fora o fórum.

...BASTA

Falar em anonimato de outrem, apocrifia e coisas que tais, nenhum rótulo se encaixaria tão bem num produto como o nem Athos nem Desathos. A região inteira já sabe de quem se trata quando digo que faltam atos de postura para resolver, por exemplo, o problema dos catadores de lixo fotografados por André, em cima de um lixão ambulante.
Quer um apócrifo também?

PEDE PRA SAIR
Gente, é impressionante o número de mulheres que est(á)ão aderindo à onda dos machões valentes. Toda hora chega notícia de uma fulana que bateu em beltrano ou em sicrano. Pior que, na totalidade das vezes, surram o parceiro para justificar a própria traição. Agridem, se encontram num barzinho, riem a valer e de lá vão fazer o que o diabo gosta na primeira cama do percurso (!). Como são todas riquinhas e sapatilhas, já ganharam um epíteto.
Trepa de elite...

Ê LÍNGUA!

Como sou muito malicioso (nada de maldoso), cochichei pro não menos observador coleguinha G. Júnior que o apócrifo bem que poderia ser outro.
Tropa de celulite.

TALHERES DE LUXO
Hoje é dia de, com muita honra e glória, nos servirmos (eu e Laura) do jantar do Rotary, na Casa do Rotariano, é claro. Uma forma chiquérrima de atender gentil convite do renomado escritor, advogado e professor da língua pátria Antônio Augusto Souto.
Homem de Opinião.

QUE VENHA ABRIL!
Bernardo de Gal pára o carro no semáforo (antigamente era sinal e em Sampa continua sendo farol) da Avenida João Luís de Almeida. Para dizer que vamos passar a semana santa no seu paraíso de Riachinho, repetindo os melhores momentos do réveillon. Desta vez com mais luzes do que Copacabana e mais água de coco do que na Praia do Forte.
De São Salvador.

ADEUS, MEU HERÓI!
Não sei se é sacanagem ou nostalgia, mas deu um aperto no coração quando fiquei sabendo da renúncia de Fidel Castro. Como dizia Cazuza, nossos ídolos estão saindo do poder... Peraí, Cazuza disse isso mesmo?
Quem é que sabe?

TEM CONDIÇÃO NÃO
Preste atenção no conteúdo da mídia impressa e perceba o quanto tem aumentado a exposição do eterno derrotado candidato Fábio Magalhães Novais, que já virou vexamoso folclore da política montesclarina. Ou esses rapazes estão brincando no serviço ou o valor do lobby está alto demais.
Nada mais explica.

SOEBRAS SE PREPARA PARA SER A MAIOR DA AMÉRICA LATINA

Grupo montes-clarense assume faculdades em Brasília e caminha rumo a São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados



- A médio prazo, a Soebras será a maior instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina.
A previsão é feita pelo deputado estadual Ruy Muniz (foto), ao anunciar que o grupo montes-clarense acaba de assumir a Unibrasília, uma das faculdades mais importantes do Distrito Federal, com unidades no Setor Comercial Sul do Plano Piloto e na cidade satélite de Gama. No final do ano passado, a Soebras já havia assumido o controle da Unicesp, outra importante instituição de ensino superior da Capital Federal. Com este novo investimento a Soebras passa a administrar, somente no Distrito Federal, uma estrutura composta de 580 funcionários divididos em 06 campi com 5 mil e 800 alunos e 36 cursos superiores.
Mas o processo de expansão da Soebras não pára por aí. Em parceria com parceiros internacionais, a instituição de Montes Claros negocia o controle de mais três grandes faculdades nas principais cidades do Brasil. Duas importantes faculdades de São Paulo e uma do Rio de Janeiro devem ser integradas à Associação Educativa do Brasil, nos próximos meses. Com isso, o número de alunos deve passar de 60 mil.
Faculdades do Paraná e São Luiz do Maranhão também estão na mira da Soebras, instituição que já assumiu, em Belo Horizonte, o controle da Rede Promove de Ensino, das Faculdades Kennedy e da Fabrai, além do Hospital Hilton Rocha. Uma nova faculdade na área de saúde, em parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte, começa a funcionar ainda neste ano.

GALO APRESENTA UNIFORME DO CENTENÁRIO


Modelo veste peça da linha feminina durante lançamento dos novos uniformes do Atlético

O Atlético Mineiro lançou no Clube Labareda a linha de material esportivo que será usada no ano do centenário alvinegro. Assinado pela italiana Lotto, foram apresentados modelos de treino, jogo, concentração, viagem e passeio. A coleção foi desenvolvida pelos designers Pina e Stephan Ko, em conjunto com a empresa italiana e o próprio Atlético.
Segundo o departamento de marketing alvinegro, a tradição do clube foi valorizada. A Lotto também fornece o material esportivo a clubes como os italianos Udinese, Fiorentina e Palermo, e o argentino San Lorenzo, que também completa cem anos em 2008. Segundo a gerente de produto da Lotto, Priscila Duarte, o design italiano empregado nos uniformes é de primeira geração.

DESCOBERTAS ESPÉCIES GIGANTES NO FUNDO DO MAR

Cientistas australianos identificaram espécies marinhas desconhecidas no fundo do mar durante uma viagem pelas águas do leste da Antártida.
Águas-vivas com tentáculos de até seis metros, uma aranha-do-mar e fungos gigantes foram algumas das espécies que a equipe do navio Aurora Australis encontrou na viagem.
A equipe coletou algumas das espécies e registrou a viagem em fotos e vídeo.
"As imagens são realmente deslumbrantes", diz Martin Riddle, que liderou a pesquisa no navio. "É impressionante navegar as montanhas e os vales do fundo do mar e ver como os animais vivem em um ambiente sem influências exteriores."
A viagem faz parte do projeto Censo da Vida Marinha Antártica, do governo australiano, que realizará 16 viagens às águas da Antártida entre 2007 e 2009.
O projeto tem o objetivo de fazer um levantamento da biodiversidade, abundância e distribuição das espécies antárticas e estabelecer um banco de dados para futuros estudos. Além disso, os cientistas irão analisar o impacto do aquecimento global nas águas da Antártida.
"As espécies coletadas durante a viagem serão enviadas para universidades e museus ao redor do mundo para identificação, e para retirar amostras dos tecidos e DNA", afirma Garaham Losie, diretor do projeto. "Certamente novas espécies serão registradas como resultado destas viagens."

GAFE AMERICANA: EMISSORA DE TV CONFUNDE CANDIDATO A PRESIDENTE COM BIN LADEN

O canal NBC News cometeu uma gafe na noite de segunda-feira que apimenta ainda mais a disputa democrata pela indicação do partido da oposição à eleição presidencial de 4 de novembro. Quando um apresentador da emissora americana falava do senador Barack Obama foi exibido um efeito no fundo da tela com a imagem do terrorista Osama bin Laden.
"Esse erro é indesculpável", disse na terça-feira Jeremy Gaines, porta-voz da MSNBC, dona da emissora.
O incidente ocorreu quando Chris Matthews, que estava apresentando o programa "Hardball", comentou sobre o controvertido uso que Obama faria, durante a campanha, de frases atribuídas a outros políticos.
Imediatamente, a equipe que assessora Obama entrou em contato com a NBC News. O próprio Matthews se desculpou no ar pela troca de imagens. Quando o programa foi exibido novamente horas depois, ainda na segunda-feira, a foto de Bin Laden foi substituída por uma de Obama.
A emissora não identificou publicamente o funcionário do departamento gráfico que cometera o erro.
Esta não é a primeira vez que os nomes do terrorista e o do senador são confundidos na imprensa. No ano passado, a CNN se desculpou por exibir uma matéria sobre a caçada ao líder da Al-Qaeda com a chamada "Where's Obama?" (Onde está Obama?).
Até mesmo o ex-candidato republicano Mitt Romney já andou escorregando quando falava, durante a campanha, sobre terrorismo: "Na verdade, olhe para o que Osam... é... Barack Obama disse ontem", comentou o empresário em outubro do ano passado.

terça-feira, fevereiro 19, 2008

EM JAPONVAR, ATÉ JEGUE ANDA DE MOTOTAXI


NA COLETA DE LIXO, FALTA DE ATOS DE POSTURA

Por André Senna

Desrespeito com a saúde da população, com o meio ambiente e principalmente com a integridade física dos servidores da limpeza pública e seus familiares. Sem contar os crimes cometidos contra o Código de trânsito brasileiro. Na administração Athos Avelino, a coleta de lixo retrocedeu em Montes Claros. Como se já não bastasse a mazela do chorume espalhado pelos carros coletores devido à falta de manutenção, a coleta é feita em caminhões tipo caçamba, sem estrutura ou higiene para isso.
O mais lastimável é a precariedade com que os operários são obrigados a trabalhar. Dependurados, sentados sobre o lixo, colocando em risco a própria vida.
Será que o prefeito sabe a falta que um pai de família como os que agora surfam sobre lixo pode fazer para suas famílias? Ou ele pensa que aquilo não é gente, é gado ou burro? Animais que servem para trabalho forçado e são perfeitamente substituíveis (que pena dos animais...).
Sinto-me pessoalmente ofendido enquanto cidadão. Em que tempos vive essa administração dita solidária?!? Não se trata seres humanos dessa forma, senhor prefeito! Veja essas fotos a situação do absurdo. Veja a falta de respeito, de atitude, de atos de coragem e de vergonha. Falta de postura!

VELHO CHICO ENGOLE MOTO, CAMINHÕES E PESCADOR

Por Oliveira Júnior

Integrantes do 3º Pelotão do corpo de bombeiros de Janaúba reiniciam na manhã desta quarta-feira, 20, as buscas ao corpo do pescador Nelson Rodrigues da Mota, 37 anos, que se encontra desaparecido no Rio São Francisco desde a madrugada de segunda-feira, 18. E também a retirada de três veículos que caíram no rio na manhã de ontem, em travessia sob uma balsa entre os portos de Manga e Matias Cardoso.
O barco em que Nelson da Mota se encontrava, virou. Os bombeiros de Janaúba mergulham e fazem vistoria nas margens do rio, perto de Manga, na tentativa de encontrar o corpo do pescador.
– O afogamento ocorreu na madrugada e, devido à água do descer muito rápido, isso tem dificultado o trabalho dos bombeiros. Mas estamos na busca do pescador – diz o subtenente Willhison Costa, comandante do 3º Pelotão do CB.
BALSA NÃO SUPORTA
Por volta de 6h30 de ontem, dois caminhões carregados com carvão e uma moto caíram no São Francisco, pois a balsa não suportou o peso e também a manobra de marcha a ré dos veículos. Um dos motoristas caiu no rio, mas foi salvo.
Na balsa, pertencente à empresa Irmãos Farias, ainda havia um automóvel que não caiu no rio. Os bombeiros de Janaúba mergulharam e ainda não localizaram a moto. Os caminhões estão no leito do rio distante entre 30 e 50 metros do porto.

EUA MANTERÃO EMBARGO PÓS-FIDEL CASTRO

WASHINGTON (AFP) - O número dois do Departamento de Estado, John Negroponte, assegurou nesta terça-feira que os Estados Unidos manterão o embargo ao qual submete Cuba desde 1962, apesar do anúncio da renúncia de Fidel Castro à presidência desse país.
"Não posso imaginar que isso aconteça num futuro próximo", declarou Negroponte à imprensa ao ser indagado sobre uma eventual suspensão do embargo.
Horas antes, em Ruanda, o presidente George W. Bush reiterou seu pedido para o início de uma transição democrática em Cuba.
Os Estados Unidos submetem Cuba a um embargo desde 1962. Bush o reforçou em 2004.

EXTRA! EXTRA! O PRIMEIRO FURO É AQUI

ESTA É QUENTÍSSIMA E PODE SER CONFIRMADA POR SUA ASSESSORIA E PELA AGÊNCIA MINAS: O GOVERNO AÉCIO NEVES TOMOU CONHECIMENTO DO TERREMOTO EM ITACARAMBI, OCORRIDO NO DIA 09.12.07 (VIDE ARQUIVO NESTE BLOG), ATRAVÉS D'A PROVÍNCIA. SÓ DEPOIS É QUE CHEGARAM OUTRAS NOTÍCIAS PARA ELE E PARA VOCÊ.
OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA, GOVERNADOR!

LADRÕES ERRAM MARCHA E JOGAM CARRO NA PISCINA


Três homens encapuzados, dois deles armados, entraram em uma casa em um condomínio em Florianópolis, na noite desta segunda-feira (18), e feriram os moradores com coronhadas. Segundo a polícia, um dos ladrões tentou fugir com o carro recém-comprado pela família, mas se confundiu com o câmbio automático. O veículo andou de ré e caiu na piscina do imóvel. Os três conseguiram fugir com jóias e perfumes das vítimas (Foto: Koldeway A.C./Ag. RBS)

FIDEL CASTRO LARGA O OSSO CINCO DÉCADAS DEPOIS

O líder cubano Fidel Castro renunciou à presidência após 49 anos no poder, em uma mensagem publicada nesta terça-feira, 19, pela imprensa oficial, a cinco dias do Parlamento definir a nova cúpula do governo.

"Não aspirarei nem aceitarei - repito - não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe", afirmou o líder ditatorial cubano na carta, assinada de próprio punho e com data de 18 de fevereiro às 17h30 locais (19h30 de Brasília).
Fidel anunciou a renúncia a cinco dias da sessão do Parlamento na qual deveria ser candidato à reeleição para um mandato presidencial de cinco anos.
Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias.
Sem revelar até o momento qual doença o afeta, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.
Com sua renúncia, deixa o caminho livre para Raúl ser eleito presidente do Conselho de Estado, sem que se descarte uma eventual surpresa como o vice-presidente Carlos Lage, de 56 anos, o que levaria ao poder uma nova geração.

PADRE PRESO POR PEDOFILIA

A polícia gaúcha prendeu em flagrante na noite deste sábado (16) o padre Cláudio Dias Costa, de 37 anos, diretor de um colégio em Rio Grande (RS), a 310 quilômetros de Porto Alegre.Ele foi detido dentro de um carro na garagem da escola, sob a suspeita de ter molestado sexualmente uma menina de 12 anos. O caso foi descoberto porque a jovem conseguiu fugir e entrou na igreja que fica ao lado da escola para pedir socorro. Acionada, a polícia encontrou o religioso ainda dentro do automóvel, onde também estava uma peça de roupa íntima da menor.
“Foi realizada a prisão em flagrante por atentado violento ao pudor. Inclusive a testemunha que prestou socorro, encontrou a vítima sem as vestes íntimas”, disse a delegada Vanessa Pitrez.
A garota foi encaminhada para um abrigo, onde deve permanecer até que os pais sejam ouvidos.
“Como tinha um histórico de negligência da mãe, a menina não foi colocada na família e sim na instituição”, explicou Ana Torales, conselheira tutelar de Rio Grande, no RS.
As investigações também identificaram outras duas menores que teriam sofrido abusos do religioso. Na tarde desta segunda-feira (18), os policiais apreenderam o computador do padre e o material escolar que ele costumava das às meninas.
Ele teve a prisão preventiva decretada e deve permanecer na Penitenciária Estadual de Rio Grande até que inquérito seja encaminhado à justiça.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

RESENHA DO RÊ

Militantes de um conhecido partido político da América do Sul em divertidas férias no mar de lama onde nem sempre se sabe de tudo...
Nem o fotógrafo.

PAU NO LOMBO
A denúncia é séria e merece ser apurada por quem de direito, especialmente pelo ministério público: está correndo solta a agressão aos 80 rapazes do Centro de internação do menor de Montes Claros, também conhecido como Cesensa – Centro sócio-educativo Nossa Senhora Aparecida, um nome pomposo.
Porém, tenebroso.

CLIMA TENSO
O negócio estaria tão feio que os menores agredidos, física, moral e psicologicamente, têm promovido seguidas rebeliões e, na primeira oportunidade, caem no bengo.
Fogem dos algozes.

PULANDO FORA
Atividades na feirinha de artesanato, nas dependências do Sesi e em outros locais foram suspensas porque, com certeza, o número de fugas seria enorme. Ninguém quer continuar se submetendo aos maus tratos.
Ainda que infratores.

OMISSÃO PERIGOSA
Não se sabe de quem parte a ordem para descer o malho nos menores, mas o certo é que a direção do Cesensa tem conhecimento disso. E nada faz para devolver a situação à normalidade.
Ouvidos de mouco?

SERÁ POSSÍVEL?
O Conselho tutelar e outros órgãos ligados ao Eca – Estatuto da criança e do adolescente também estão calados, eles que são tão barulhentos em outras oportunidades. Parece que há uma conivência generalizada.
Ou coisa que tal.

QUEBRA DO MUTISMO?
Amanhã, quarta-feira, é um bom dia para se aferir o que de fato está acontecendo no Centro de internação do menor. Se a direção e seus 120 subordinados permitirem visitas dos parentes. A imprensa, por enquanto, é mantida à distância. Pelo menos até a publicação desta exclusiva denúncia da Resenha. Vamos ver se muda daqui para a frente.
Né não, seu Zé?

NA ENCRUZILHADA
Uma estranha e misteriosa querela jurídica se desenrola na justiça de Montes Claros, envolvendo um cidadão ensimesmado ou possuído, uma casa de produtos de magia e uma estatueta de Preto Velho.
Aguarde detalhes.

TATTOO
Foi sábado, pegando carona na feijoada oferecida por Denílson Arruda (vide crônica de Raphael na 12), o lançamento oficial das tatuagens de Durães, na Cachaçaria de mesmo nome. O regabofe, prestigiado pela imprensa faminta e sedenta, teve até quebra-pote no encerramento. E show com Perereca & Sidoleta.
A dupla do Créu.

OS 30 DA FADIR
Ainda nesta semana este filho de dona Laura estará reunido com Wilson Sabiá Silveira e Milton Moreira Chaves, para a programação do Encontro dos 30 (30 bacharéis após 30 anos de formatura). Não deverá faltar, na festa da antiga Fadir, a participação da turma da Agua, que gerou a Mesa 2 posteriormente usurpada por uns entrões do society.
Aqueles seis.

VAI ACABAR O ANO...
Até hoje Zilene não disse quando vai ser realizada a festa Vizinhos ocultos. Do jeito que as coisas vão, e se Priscila e Isabela não tomarem a frente, acho que ela só vai se manifestar depois do Choro de Adriana Queiroz, sábado que vem.
A não ser que Lunga...

APOIADOR DO REAL FLAGRADO BEIJANDO UM HOMEM

O apoiador Guti, do Real Madrid, foi flagrado por um paparazzo beijando um outro homem na boca, na saída de um restaurante da capital espanhola. A cena aconteceu durante o dia São Valentim, que é considerado o Dia dos Namorados no país, na última quarta-feira.
Guti, de 32 anos, saía de um restaurante acompanhado do homem. O jogador, há pouco tempo, se divorciou de sua antiga esposa. De acordo com a imprensa espanhola, as causas da separação ainda são desconhecidas. A foto foi publicada pela Revisa "Cuore", que, em italiano, quer dizer "coração".

TROPA DE ELITE FATURA OURO EM BERLIM

"Estou muito feliz”, resumiu José Padilha, diretor de “Tropa de elite”, sobre a sensação de ganhar o Urso de Ouro no Festival de Berlim, na Alemanha. Depois de 20 horas de vôo até o Rio de Janeiro, com escala em São Paulo, ele desembarcou por volta das 20h deste domingo (17) no aeroporto Santos Dumont ao lado da atriz Maria Ribeiro e parte da equipe que o ajudou no longa. “Agora quero ver minha mulher, meus filhos e comemorar aqui”, avisou ele, que deve voltar a se reunir com o elenco na tarde desta segunda-feira (18) para falar à imprensa sobre a primeira conquista internacional da produção.
Até a vitória no Festival de Berlim, "Tropa de elite" enfrentou críticas tanto no Brasil quanto na própria exibição na Alemanha, além da polêmica. Padilha não escondeu a alegria pela conquista: “Valeu a pena”.
Em um evento em São Paulo, Fernanda Machado, uma das principais figuras do elenco de "Tropa de elite", valorizou o papel de José Padilha para o sucesso do filme. "Não fui porque estava gravando a minissérie ['Queridos amigos']. Mas o Wagner me ligou extasiado, muito feliz, nem reconheci a voz dele. Ainda não falei com o Zé [José Padilha], mas preciso dar os parabéns a ele. Claro que o filme somos todos os nós, mas ele vestiu a camisa e foi muito corajoso ao fazer um filme tão polêmico."

SOCIAL FATURA GALO EM PLENO MINEIRÃO

O Atlético Mineiro sofreu mais um tropeço em sua caminhada no campeonato estadual. Jogando em casa, o time foi surpreendido pelo Social e perdeu a segunda partida no torneio, por 1 a 0. O destaque do jogo foi o goleiro Ronaldo, que fechou o gol de sua equipe. Mesmo com a derrota, o Atlético-MG continua na zona de classificação do Campeonato Mineiro, com seis pontos conquistados em quatro partidas. Na próxima rodada do Campeonato Estadual, o Alvinegro encara o Uberaba, fora de casa, enquanto o Social vai até Sete Lagoas enfrentar o Democrata.Antes da partida, Marques recebeu uma homenagem pelo seu aniversário de 35 anos. A placa foi entregue pelos seus filhos Rafael e Amanda. O jogador foi até a arquibancada onde fica a torcida do clube para cumprimentar seus fãs. Apesar dos intensos pedidos da torcida, o jogador começou a partida no banco de reservas.
Mineiro - quarta rodada da primeira fase (horário de Brasília)
Sábado, 16/02
Guarani 2 x 3 Cruzeiro - Farião (Divinópolis)
Ipatinga 0 x 1 Tupi - Ipatingão (Ipatinga)
Domingo, 17/01
Democrata SL 0 x 1 Democrata GV - Joaquim Nogueira (Sete Lagoas)
Ituiutaba 1 x 1 Uberaba - Fazendinha (Ituiutaba)
Atlético 0 x 1 Social - Mineirão (Belo Horizonte)

SANTOS ESTÁ NA ZONA DE REBAIXAMENTO

O domingo não foi feliz para os torcedores do Santos. O time perdeu para o Rio Preto, fora de casa, por 2 a 1, na noite deste domingo, pelo Paulistão. A defesa santista não se entendeu e facilitou a vida do anfitrião, que conseguiu a primeira vitória na competição em nove jogos.
Com o resultado, o Peixe segue com apenas oito pontos, em antepenúltimo lugar, na zona de rebaixamento. O Rio Preto venceu, mas nem se mexeu na tabela. É o lanterna, com apenas quatro pontos.

NA PRÓXIMA RODADA
21/2 (20h30)- Santos x Guarani - Vila Belmiro, em Santos
20/2 (19h30)- Rio Preto x Sertãozinho - A. Haddad, em S. J. do Rio Preto

LULA CHEGA DE VIAGEM À ANTÁRTIDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou sua viagem à Antártida neste domingo, 17, após visita de cinco horas à base brasileira Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, no Continente Antártico.
Às 18h45 (horário de Brasília), Lula aguardava a saída de vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) da base chilena Eduardo Frei , também na Antártida, para Punta Arenas (Chile), de onde seguiria para o Brasil. O retorno para o Brasil estava previsto para as 21h, mas a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o vôo deveria sair com atraso. A chegada de Lula ao Brasil está prevista para a madrugada desta segunda-feira.
Lula, a primeira-dama Marisa Letícia e comitiva chegaram pouco depois das 13h de helicóptero ao navio oceanográfico Ary Rongel, ancorado na Baía do Almirantado, em frente à estação brasileira na Antártida. A comitiva era composta dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do comandante da Marinha, Júlio Moura Neto. A viagem estava programada para o sábado, 16, mas foi suspensa por causa do mau tempo. Um boletim meteorológico divulgado na noite de sábado mostrou condições favoráveis para vôo na manhã deste domingo.

domingo, fevereiro 17, 2008

EDIR MACEDO AMEAÇADO DE PRISÃO POR FALSIDADE IDEOLÓGICA

O bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, foi indiciado na semana passada pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. De acordo com o inquérito produzido pela delegacia da Polícia Federal de Itajaí, em Santa Catarina, Edir Macedo teria cometido esses crimes ao transferir a propriedade de uma retransmissora da Rede Record, a TV Vale do Itajaí.
O inquérito da PF acaba de chegar à mesa do procurador Marcelo Mota, do Ministério Público Federal de Santa Catarina. Agora, Mota deve analisar o trabalho da polícia e decidir se denuncia ou não o bispo Macedo. Caso seja denunciado, Macedo se tornará réu e deverá ir a julgamento. A pena para os crimes de falsidade ideológica e de uso de documento falso pode chegar a cinco anos de prisão.
O delito cometido por Macedo, segundo a PF, seria o “preenchimento abusivo” de um documento usado na transferência de propriedade da emissora. Pelas regras do Ministério das Comunicações, toda mudança no quadro societário das empresas de radiodifusão precisa de autorização prévia. Ao transferir a propriedade da TV Vale do Itajaí do nome de um ex-pastor da igreja para o de outro bispo, esse pedido de autorização teria sido feito, segundo a PF, por meio de um documento falso: o bispo Macedo teria preenchido uma procuração em branco, previamente assinada pelo ex-pastor. Se essa fraude for comprovada, a concessão da TV Vale do Itajaí poderá ser cassada, segundo afirma o advogado Ericson Meister Scorsin, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e especialista em Regulação dos Serviços de Radiodifusão.