sábado, setembro 01, 2007

CONFIRMADO FURO DA PROVÍNCIA: RUY É CANDIDATO A PREFEITO PELO PARTIDO DA REPÚBLICA

A Província noticiou com exclusividade a saída de Ruy Muniz do DEM e sua ida para o PR, o que acaba de ser confirmado. Foi deflagrado nesta sexta-feira o processo sucessório em Montes Claros , com a filiação ao PR – Partido da República do deputado estadual Ruy Muniz, candidato a prefeito já em campanha. Deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas mineiras participaram da reunião de filiações, que se transformou numa autêntica convenção, lotando o Automóvel clube.
O deputado levou consigo, entre outras forças representativas da política regional, o vereador Sebastião Pimenta, com o qual, conforme disse em discurso, poderá inclusive formar uma dobradinha nas eleições municipais de 2008. Ruy se comprometeu, se eleito, a revolucionar a administração pública, transformando quarenta anos em quatro:
- Eu quero ser o JK do Norte de Minas – diz.

EMPRESAS DE LOTAÇÃO RECEBEM 12,6 MIL EM CHEQUES CLONADOS

No dia 13 de agosto, a polícia civil desbaratou quadrilha que imprimia e comercializada vales-transporte falsificados em Montes Claros. Na sexta-feira, 31, a ATCMC - Associação das empresas de transporte coletivo urbano de Moc foi vitima de mais um golpe, desta feita a clonagem de cheques.
Devido à qualidade de impressão dos cheques, em nome de clientes cadastrados na ATCMC, o golpe só foi percebido pelo serviço de compensação processado em Belo Horizonte. Ao todo, segundo a diretora executiva da associação, Jaqueline Camelo, os bandidos compraram 9.350 vales-transporte. Para tanto, utilizaram seis cheques, que totalizam R$ 12.622.

OPINIÃO – CINCO ANOS DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Entra hoje em seu sexto ano de circulação o suplemento OPINIÃO, nascido como jornal semanal em 24 de agosto de 2002. Em homenagem aos cinco anos de circulação do periódico, o jornal O Norte está publicando, neste final de semana, duas páginas com a miniatura das capas veiculadas desde o número zero.
O jornalista Samuel Nunes conta, em depoimento, a trajetória que se mantém fiel ao slogan O jornal que não se dobra e os princípios que nortearam seu lançamento pela Indyugraf Ltda.: A busca incessante da liberdade para facilitar o exercício da cidadania.
------------------------
LEIA DEPOIMENTO DE SAMUEL NUNES LOGO ALI, ABAIXO DAS POSTAGEMS

sexta-feira, agosto 31, 2007

RESENHA DO RÊ

FURO DA PROVÍNCIA
Arrasou geral o furo dado em A Província – www.reginauro.blogspot.com – sobre a transferência do DEM para o PR anunciada pelo deputado estadual Ruy Muniz. A notícia exclusiva foi publicada no blog de sábado e só repercutida pela grande imprensa do sertão na terça-feira.
Chique, né?
-----
ANTES, AQUI
Aliás, não foi um furo assim em toda sua intensidade porque o assunto já fora abordado, de leve, aqui na Resenha, pelo menos três vezes. Só que a fonte era outra: Wilson Cunha, que fez isso pra Ruy mudar-se para o Partido da República com mala e cuia. Cuia, no caso, é aquele famoso cabo eleitoral.
Que não sai da mídia.
-----
UM BAQUE E TANTO
Mas é interessante verificar outra vertente dessa história, que é a perda representada pela saída de Wilson Cunha dos bastidores da campanha de Tadeu Leite, ano que vem. Nas eleições passadas, o empresário bancou praticamente sozinho a produção de rádio e TV do candidato do PMDB.
E continua com saldo.
-----
JÁ NASCE FORTE
Hoje, no AC de Moc, o PR deverá consolidar-se como a nova força política da região, com a possibilidade de engrossar o seu quadro nas câmaras de vereadores daqui e da Serra Geral de Minas.
Segundo OJ.
-----
QUARTETO DA PESADA
Olha só o time que deverá dar adeus ao PTB de Arlen Santiago e filiar-se logo mais ao PR: Brasil, este Rê, Zeca do ex-PT e Adriana. Juntando o cacife de todos, segundo Manoel Treitas, deve dar um total aproximado de mais ou menos doze votos.
Mais que os de Xu.
-----
A CAMINHO DO BREJO
Pelo jeito, o clube campestre Lagoa da Barra vai demorar a sair do buraco. O rombo deixado por ex-diretorias dificilmente será absorvido pelos dez cavaleiros do Apocalipse que resolveram tomar conta do barco furado ancorado no Brejo.
Das Almas.

POLÍCIA FAZ A FEIRA EM ENGENHEIRO DOLABELA

De uma só vez a polícia apreendeu 11 espingardas, um revólver calibre 38, diversos cartuchos calibres 12 e 38, 05 motosserras, 22 redes de pesca, duas tarrafas, três caminhões carregados de carvão ilegal, 500 pacotes de carvão, 2.400 quatrocentos maços de cigarro contrabandeados e 11 pássaros da fauna silvestre. A apreensão aconteceu durante a Operação caatinga, realizada no Distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiúva.

POLÍCIA VAI INSTALAR 27 CÂMARAS NO CENTRO

Com custo estimado em R$ 2 milhões, a polícia militar viabilizou a implantação do projeto Olho vivo, que consiste no monitoramento da área central de Montes Claros através da instalação de 27 câmaras de vídeo em pontos estratégicos. O anúncio foi feito, ontem pela manhã, pelo comandante-geral da PM em Minas, coronel Hélio Júnior.
O projeto reduziu em mais de 60% a criminalidade em Belo Horizonte e Betim. Em Moc, o Olho vivo será implantado em duas etapas, em parceria com instituições bancárias, a CDL e prefeitura.

MOC REGISTRA 1.252 AGRESSÕES A MULHERES

O Brasil é o país que mais sofre com a violência doméstica, de acordo com a Sociedade mundial de vitimologia. Em Montes Claros, a violência contra as mulheres tem assumido proporções assustadoras: somente neste ano foram lavrados 1.252 boletins de ocorrências. Entretanto, apenas 315 mulheres procuraram a polícia para representar contra os agressores.
Em 2007, a polícia civil instaurou 139 inquéritos, sendo que 69 já foram concluídos e remetidos à justiça. Os dados da corporação revelam que o bairro com maior índice de violência contra a mulher é o Independência, com 45 boletins de ocorrências no ano, seguido do Jardim Palmeiras, com 44 registros, e Cintra e Major Prates, com 39.

quinta-feira, agosto 30, 2007

FALTA DE PROJETO ADIA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO CULTURAL

O Armazém Ferroviário deveria ser liberado no dia 03 de julho para a prefeitura, por ocasião das comemorações do sesquicentenário de Montes Claros. Porém, como este prazo não pôde ser cumprido, o Instituto Histórico fixou nova data, 18 de outubro, para assinatura do termo de compromisso ou doação do imóvel para instalação do Centro Cultural do Nordestino, que será viabilizado com recursos do Banco do Nordeste.
O Centro Cultural foi anunciado em março de 2005 pelo presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith. Entretanto, o supervisor regional da FCA, Alfredo Santana, explicou que a prefeitura de Montes Claros ficou de apresentar, em abril passado, os projetos de isolamento acústico e físico da área. Porém, até agora os estudos não foram liberados. Para tentar resolver o impasse, está marcada uma reunião para dia 17 de setembro, em Montes Claros, com os dirigentes da FCA em Minas Gerais.

VEREADORES DA SERRA GERAL SE ENCONTRAM EM JANAÚBA

Cerca de 160 lideranças políticas estarão participando amanhã, sexta-feira, do I Encontro de vereadores da microrregião da Serra Geral de Minas, que acontecerá na câmara de Janaúba, a partir das 09h. O tema principal é a reforma política, estando prevista, inclusive, discussão sobre o aumento de vagas nas câmaras municipais. A promoção é da Avams - Associação dos vereadores da área mineira da Sudene.

CIDADE RECEBE SHOW DE PILOTOS ACROBATAS

Aconteceu ontem, quarta-feira, na Praça dos ex-Jatobás ou dos Paus Pelados, um show completo para quem gosta de emoção em duas rodas. Promovido pela Yamaha, o evento contou com a presença do piloto Jorge Negretti e sua equipe de campeões: Ciro Oliveira, bicampeão latino-americano; Jonatan Gonçalves, campeão dos jogos radicais de verão em 2004; e Gilmar Pereira, bicampeão pro-rad.
Durante o evento, pilotos de Montes Claros fizeram teste drive em pista montada na praça. A fabricante fez ainda revisão gratuita nos modelos que comercializa na cidade.

ESTÃO MATANDO SETE PESSOAS POR MÊS EM MOC

Depois de dez dias de trégua, a onda de homicídios voltou a assustar a população de Montes Claros, que já ocupa o terceiro lugar no ranking de crimes violentos em Minas Gerais. Terça-feira à noite, a PM registrou dois assassinatos nos bairros Santos Reis e Barcelona Park, elevando para 49 o número de homicídios em 2007, o que dá uma média de sete assassinatos por mês ou um a cada 4 dias.
No Santos Reis, dois homens efetuaram dezenas de disparos de arma de fogo contra o auxiliar de serviços gerais Izidoro Iranjol Martins. No Barcelona Park, a PM encontrou Thiago Juneo Pereira dos Santos caído no chão, executado com 11 tiros a queima roupa. As duas vítimas tinham passagem pela polícia.

terça-feira, agosto 28, 2007

RESENHA DO RÊ

ONDE ESTÁ ESTE RÊ?
Consulte na foto abaixo, feita por Xu Medeiros sábado passado, na casa de Ruy e Raquel Muniz, onde se escondeu o Wally do sertão mineiro.
Resposta para o blog A Província: www.reginauro.blogspot.com
-----
BL Á (BELA) VISTA
Desta vez Luís Lunga Gusmão manda o convite na data certa. Só que em nome de terceiros. Na verdade, quem convida é o companheiro Pedro Neto, que esteve na redação anteontem. É o seguinte: será domingo, 02 de setembro, em Mirabela, o torneio beneficente de futebol soçaite envolvendo as equipes da Imprensa, AABB, Família 12 e organização não governamental Raio de luz, de Belo Horizonte.
E, depois, claro, BL pra todo mundo.
-----
ESTAREMOS LÁ
Segundo Pedro Neco, os jogos acontecerão no clube da AABB, às margens da BR 135, próximo ao Bairro Bela Vista, e terão como principal objetivo homenagear o saudoso jornalista Robson Costa, natural daquele município, bem como arrecadar alimentos para os carentes. A população está sendo chamada a prestigiar o acontecimento e a fazer doações. Você também é nosso convidado.
Né não, Zilene?
-----
PARA VER E COMENTAR
O leitor Antônio Gilmar Maia Gusmão, lá da Confraria de Gerente Machado e sua Edna, manda o catatau a seguir para a Resenha do Rê.
Leia e comente.
-----
SUGESTÃO PARA MUDANÇA NA LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA
As modificações tornam a língua fácil de ser lida e pronunciada a letra apresenta sempre o mesmo som. É preciso treinar professores, no computador será fácil de digitar. Os meios de comunicação devem ler e escrever corretamente.
Z ter som de z, s não ter som de z.
K substituir qu e c em alguns casos.
Ezemplos: kaza (casa), kuando (quando), kiabo, kem, kilo, kazar, kazamento etc.
S não vale z, s passa a valer ss, ç.
Ezemplos: cassete (kasete), açúcar (askar), laço (laso), maço (maso), kasar (caçar, cassar), passoca (pasoka).
J ter som de j, G não ter som de j.
Ezemplos: jilmar, jiz, jiló, jerônimo, jentil, jente, jeraldo.
G não vale j, palavras q usariam gue, gui, usariam G.
Gerra (guerra), ginxar (guinchar), giné (guiné), giar (guiar), geto (gueto), gerreiro (guerreiro) etc.
X ter sempre som de x.
Ezemplos: ezersísio (exercício), xuxu, xupeta, xixi, xiklete (chiclete), xícara, xikote, xefe (chefe); não usar x em palavras em que o somo é outro.
Ezemplos: akisila (axila), têsto (texto), ezame (exame).
Palavras que usam a letra c passariam a usar s.
Ezemplos: Asento, patrosinador, patrosinar, sinto, konserto, asender.
Não escrever H mudo: ômem, otel, abitar, abitante.
Só usar W quando não puder usar V ou U: vilma, uilson, vander, vilmar, uelber.
RR – erre dobrado é o maior problema. Existem palavras que começam com som de dois erres.
Ezemplos: rrato (rato), rralo (ralo), rreta (reta), rreal (real).
Poderiam usar o * asterisco no lugar de dois erres (RR).
*ato (rato), *alo (ralo), *eta (reta), *eal (real), ka*osa (carroça).
Acentuar as palavras conforme a precisão, não usando nenhum acento ou usando até mais de um:
Kôko (côco), kôkô (cocô), kókó (cocó).
Obs.: em palavras em que a letra E tem som de I deve ser usado o I.
Em palavras em que a letra O tem som de U deve ser colocado U.
Entendeu, Laurinha?

NORTE DE MINAS, PARAÍSO DOS TRAFICANTES

EM PORTEIRINHA, APREENDIDOS 2,5 QUILOS DE CRACK
A polícia federal já prendeu em Montes Claros, neste ano, 38 pessoas por tráfico e associação ao tráfico de drogas, bem como apreendeu mais de 1.200 quilos de cocaína, crack e maconha, que seriam distribuídos no Norte de Minas.
Ontem à tarde, após denúncia anônima, prendeu na rodoviária de Porteirinha o montes-clarense Sinval de Jesus Pereira dos Santos Júnior com dois quilos e meio de crack.
Equipes da polícia federal se deslocaram para Janaúba, de onde seguiram o ônibus da Transnorte até Porteirinha. Em seu depoimento, Sinval revelou ter recebido a droga no ponto de ônibus da Socomil, em Montes Claros. Entretanto, se recusou a dizer de quem era a droga e para quem a entregaria na cidade de Porteirinha.
-----
EM JANAÚBA, POLÍCIA PRENDE TRÊS COM 2 K DE MACONHA
Por Oliveira Júnior
Agentes da 22ª Delegacia regional de polícia civil de Janaúba prenderam na tarde de ontem, terça-feira, três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Nessa ação, os policiais apreenderam 2 quilos de maconha procedente de Montes Claros. Duas jovens teriam transportavam a droga.
A aquisição da maconha foi comandada por Valdir Rodrigues Cardoso de Sá, o Coxinha, investigado há dois meses pela PC. Coxinha contratou Cíntia Geane Silva, 19 anos, e Núbia Fernandes da Silva, 20, para buscar a droga em Moc.
Na chegada à Janaúba, as jovens foram abordadas pelos agentes da PC. Ao revistarem uma bolsa, os policiais encontraram dois quilos de maconha. Núbia e Cíntia confessaram que a droga seria entregue a Valdir Coxinha. Este foi flagrado e preso pelos agentes e confirmou o plano de tráfico de drogas organizado por ele com a contratação das garotas.
Valdir Coxinha, Núbia e Cíntia foram presos e encaminhados à delegacia de polícia de Janaúba. Nessa ação, a PC apreendeu a droga, dois telefones celulares e R$ 429, em poder do trio.
-----
ENCONTRO REGIONAL DISCUTE BIODIESEL EM BOC
Hoje, quarta-feira, e amanhã, quinta, acontece em Bocaiúva o Encontro regional sobre biodiesel, com a participação da Emater-MG. No evento, a Petrobras e produtores de mamona e pinhão manso, parceiros no programa, expõem projetos envolvendo oleaginosas utilizadas na produção de combustível.
De acordo com o gerente regional da Emater em Montes Claros, Ricardo Peres Demichelli, o surgimento do biodiesel na região é, para todo o norte de Minas, um grande passo para o desenvolvimento socioeconômico. A expectativa do gerente é de que o cultivo dessas oleaginosas possam gerar de vinte a trinta mil empregos no campo.
Três empresas se destacam na região na aquisição de matéria prima para o biodiesel: Petrobrás, Sada - no projeto Jaíba - e Petrovasf - que amplia sua capacidade de esmagadora em Itacarambi. Para suprir as demandas dessas três fábricas, dependendo da oleaginosa cultivada, são necessários mais de 150 mil hectares de área cultivada.
-----
CAIXA ELEVA PARA 30 ANOS PRAZO DE FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA
A Caixa econômica federal, principal instituição do país na área de empréstimos de habitação, elevou de 20 para 30 anos o prazo de financiamento da casa própria. Além disso, houve uma redução na taxa de juros e na taxa de administração.
A taxa de juros nominal, que é pós-fixada, sofrerá uma redução de 11,38% ao ano para 10,4% ao ano para os imóveis entre R$ 130 mil e R$ 200 mil. No caso de débito em conta corrente da Caixa ou em folha de pagamento, essa taxa é menor, de 10,02% ao ano. A taxa de administração dos contratos passará de R$ 25,00 para R$ 21,43 a partir de 1º de setembro.

ANOTE AÍ, ANTES DE DESCER PROVÍNCIA ABAIXO...

E-mail: reginauro@yahoo.com.br
Site: www.reginaurosilva.oi.com.br
MSN: reginaurosilva@hotmail.com
.....
LEIA NO RODAPÉ A RELAÇÃO DE TODOS OS JORNALISTAS EM ATIVIDADE EM MOC

segunda-feira, agosto 27, 2007

SUPREMO ACEITA DENÚNCIA CONTRA ZÉ DIRCEU

Na semana passada, o Supremo tribunal federal decidiu não aceitar, ou seja, não processar José Dirceu pelo crime de peculato, que é a apropriação indevida de dinheiro ou bens públicos por funcionário público para proveito próprio ou de terceiros.
Considerado o maior articulador político da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro é um dos principais acusados no esquema do mensalão. Ele deixou a Casa Civil dez dias após a denúncia vir à tona. Voltou a exercer o mandato de deputado federal, mas foi cassado.
Na sessão desta segunda-feira, 27, o STF decidiu processar políticos do PTB, como o deputado cassado Roberto Jefferson, do PP, o deputado Pedro Henry, do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, e o ex-deputado do PMDB José Borba.
O deputado cassado Roberto Jefferson, o ex-deputado federal pelo PTB Romeu Queiroz e o ex-tesoureiro do partido Emerson Palmieri responderão a processo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.